Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2016

Apocalipse 17: A meretriz e a besta de sete cabeças

O livro de apocalipse é muito difícil de ser interpretado, por ter muitas figuras de linguagem difíceis de serem entendidas, pois faz parte de uma literatura que hoje não existe mais, o capítulo 17 por exemplo traz algumas que veremos o significado:
1) Meretriz
O termo significa prostituta, é um símbolo da falsa igreja, da falsa religião que persegue a igreja de cristo, que é vista com muitas riquezas e luxúria  e um cálice de imundícias pois ela promove o pecado, coisas abomináveis a lei de Deus. (17:4-6) Essa figura é entendida como uma falsa religião pelo contraste entre noiva de Cristo que é a igreja e prostituta que seria o oposto ( compare 17:4-6 com 19:7,8), a prostituta persegue a igreja e mata os santos (17:6).
2) A besta
A besta é um símbolo do poder político anti-cristão em toda a história, o povo de Deus sempre foi perseguido pelos governos ímpios, vejamos os detalhes da descrição
a) Sete cabeças (17:9)
As sete cabeças da besta tem dois significados: I- Os sete montes  descritos no texto (17:9 a)  que a meretriz se assenta, isso identifica como a meretriz se manifestava na época de João, que era na cidade de Roma edificada sobre sete montes, lá estava o imperador que se auto denominava um deus, ou seja as sete cabeças eram os sete montes sobre qual foi edificado a cidade de Roma.
II- O segundo significado das sete cabeças são sete reis. Reis no texto não significam pessoas , mas reinos, por exemplo quando falamos de Alexandre o grande lembramos da Grécia, de César Roma etc...
- Cinco caíram: Referência ao Egito, Assíria, Babilônia, Medo- Pérsia e Grécia.
- Um existe: Referência a Roma da época de João que governava o mundo.
- Outro não chegou mas vai durar pouco: Isso segundo W.Hendriksen é uma referência aos governos entre a queda do império romano e a ascensão do governo do anti-cristo.
Referência: Ap 17:10
A história não acaba aí, ainda haverá um oitavo rei que será o anti- cristo, a besta de Ap 13:3 que será um dos reinos que existiram e reviverá para ser destruído (17:11).
B) Os dez chifres (17:11,12)
Chifre  é um símbolo de força e poder, o texto diz que são dez reis que ainda não receberam poder mas recebem autoridade como reis com a besta durante uma hora (pouco tempo)  esses oferecem seu poder que eles possuem a besta (17:13). Os dez reis são poderosos da terra que exercem domínio seja sobre a educação, indústria etc.. como diz Endriksen.
3) A vitória do Cordeiro
O melhor de tudo no cap 17  e no livro não são as especulações de quem é quem, e quando vai acontecer, mas sim a certeza de que Cristo vencerá, que tudo no final vai dar certo, todo poder religioso e politico será destruído por Cristo, encerro com Ap 17:14: Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e O Rei dos reis, vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
Maranata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo