Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Série Os cinco pontos do calvinismo: Depravação total.


John Piper diz que quando falamos sobre depravação do homem nos referimos a “condição natural do homem, sem qualquer graça exercida por Deus para restringir ou transformar o homem”. Estar totalmente depravado é estar totalmente inabilitado espiritualmente de se achegar a Deus. O homem totalmente depravado não enxerga, não entende e não pratica a verdade do evangelho, e pior ainda, ele está impossibilitado de fazer tais coisas por causa do pecado que reina sobre tal. Calvino diz o seguinte sobre o estado do homem: “As Escrituras atestam que o homem é escravo do pecado; oque significa que seu espírito é tão estranho á justiça de Deus que não concebe, deseja, nem empreende coisa alguma que não seja má, perversa, iníqua e impura; pois o coração, completamente cheio do veneno do pecado, não pode produzir senão frutos do pecado. Não pensemos, entretanto, que o homem peca como que impelido por uma necessidade incontrolável; pois peca com consentimento de sua vontade continuamente e segundo sua inclinação. Mas, visto que, por causa da corrupção do seu coração, odeia profundamente a justiça de Deus; e, por outro lado, atrai para si toda sorte de maldade, por isso afirmamos que não tem o livre poder de eleger o bem ou o mal – que é oque chamamos de Livre arbítrio.”
Tal ensino está de acordo com as confissões reformadas, como a Escocesa, a confissão dos países baixos, Catecismo de Heidelberg e nas confissões Helvética e de Westminster. De todas, minha preferida é a descrição da última das citadas que diz assim:“ Por esse pecado (original) eles decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus, e assim se tornaram mortos em pecado inteiramente corrompidos em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma. O homem caído em seu estado de pecado perdeu totalmente o poder de vontade quando a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso ao bem e morto no pecado, é incapaz de, pelo seu próprio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso”.
Mesmo diante de Calvino e das confissões de Fé, e até de outros grandes teólogos que poderiam ser citados com Edwards e Spurgeon não podemos aceitar tal doutrina por estar em confissões famosas e bem elaboradas, mas devemos analisar se a depravação total é uma doutrina bíblica ou não e é isso que pretendemos fazer neste artigo onde veremos a situação do homem sem nenhuma graça de deus exercida sobre ele.

1)      Toda a humanidade está em pecado, pois todos nós somos herdeiros pecado de Adão que era a cabeça e representante da humanidade.

Quando Deus testou Adão no Éden ele estava testando toda humanidade, pois Adão era o representante da humanidade, então a sua escolha era correspondente a de todos nós. Primeiro vamos ver as evidências Bíblicas de que toda humanidade está em pecado:
Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire apedra;Rm 8:12 porque todos pecaram; Rm 3:10 Não há um justo se quer e etc...
O pecado do homem vem desde o seu nascimento como diz Davi no salmo 51:5 após ter se relacionado com Bate Seba e ser repreendido pelo profeta Natã: Eu nasci na iniquidade em pecado me concebeu minha mãe. De onde vem isso tudo? Por que somos assim e nascemos assim? Qual é a origem disso? Paulo responde em Romanos 5:12 por um só homem entrou o pecado no mundo; 15 pela ofensa de um só morreram muitos; 18 por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação. 19 Pela desobediência de um só muitos se tornaram pecadores... Adão é a origem de todo o pecado, o ato dele era o nosso, a escolha dele foi a nossa, o fato de sermos todos pecadores e a causa disso ter sido Adão é inquestionável.

2)      Os efeitos do pecado sobre o homem são piores do que pensamos.

Será que somos bonzinhos? Que somos pessoas maravilhosas e admiráveis diante de Deus? Temos vistos tantas músicas no meio evangélico hoje que o nosso ego se eleva as alturas. Mas qual será a visão bíblica do homem? Veremos isto agora!
Mortos: Efésios 2 diz que antes de Deus nos dar vida nós éramos mortos em nossos delitos e pecados. Paulo usa para ilustrar a nossa condição natural devido ao pecado um morto, não um doente, não um meio morto e nem um coma, mas por que será? Paulo quis ilustrar que o efeito do pecado no homem é total para matar o homem com relação a Deus. O cérebro não funciona tornando incapaz de entender a verdade do evangelho e aceita-la, o coração não bate impedindo o homem natural de qualquer afeto por Deus, o sistema nervoso desligado impedindo qualquer reação ao evangelho. Um morto não reage a mais suave música nem ao estrondo de um trovão e nem se quer a uma paulada! Essa é a condição do homem sem a graça vivificadora do homem. No verso dois Paulo afirma que os Efésios ante de terem vida andavam de acordo com o curso do mundo, segundo Satanás. O homem natural anda de acordo com o mundo, ama e pratica o pecado, e por mais religioso que pareça por fora, o engano e hipocrisia reina em sua vida. No vrs 3 Paulo afirma que o homem morto anda segundo ás inclinações da carne. Como pode a carne se inclinar pra Deus? Querer Deus? Amar a Deus?  E por tudo isso o homem é filho da ira de Deus(vrs 3).
Satanás tem cegado e impedido os homens de enxergarem a Deus (2Co 4:4), O homem não pode aceitar as coisas do Espírito de Deus (1 Co 2:14), nem ouvir a Deus ( Jo 8:43). Jesus em João 6:44 afirma que ninguém pode ir até ele! Será que porque ele não deixa? Ou é porque o homem não tem capacidade para isso? Paulo responde remRm 3:11 dizendo “ não há quem busque a Deus, não há quem entenda!, 12 todos se extraviaram, 18 Não há temor a Deus diante dos homens”.
Escravos do Diabo: 2Tm 2:26 diz “ tendo, sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade: O homem sem a libertação de Deus está preso pelo diabo para fazer a vontade dele, essa é a condição do homem natural, um escravo que faz a vontade do Diabo. Como um escravo do Diabo vai escolher Deus se ele faz a vontade do Diabo?
Mau em seus desígnios íntimos do homem desde a sua mocidade: Essa é a forma que Deus descreve o homem em Gn8:21. Os desejos e propósitos do homem são ruins, a Escritura é nítida nisso, e não deve ser negada essa realidade. Mas o movimento humanista cristão continua insistindo que o homem pode escolher a Deus, pois sua natureza não se inclina para tal fim! Essas palavras não são de Calvino, nem de confissão nenhuma, mas do Próprio Deus!Rm8:7,8 afirma que o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita a lei de Deus e NEM PODE ESTAR, portanto os que estão na carne NÃO PODEM AGRADAR A DEUS! Quero deixar uma pergunta retórica do próprio Cristo: Colhem-se, por ventura uva dos espinheiros? Paulo em Rm7:18 diz “Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum”. A depravação total não é uma invenção de Calvino, mas uma doutrina Bíblica!

Deus vos abençoe, graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo