John
Piper diz que quando falamos sobre depravação do homem nos referimos a
“condição natural do homem, sem qualquer graça exercida por Deus para
restringir ou transformar o homem”. Estar totalmente depravado é estar
totalmente inabilitado espiritualmente de se achegar a Deus. O homem totalmente
depravado não enxerga, não entende e não pratica a verdade do evangelho, e pior
ainda, ele está impossibilitado de fazer tais coisas por causa do pecado que
reina sobre tal. Calvino diz o seguinte sobre o estado do homem: “As Escrituras atestam que o homem é escravo
do pecado; oque significa que seu espírito é tão estranho á justiça de Deus que
não concebe, deseja, nem empreende coisa alguma que não seja má, perversa,
iníqua e impura; pois o coração, completamente cheio do veneno do pecado, não
pode produzir senão frutos do pecado. Não pensemos, entretanto, que o homem
peca como que impelido por uma necessidade incontrolável; pois peca com
consentimento de sua vontade continuamente e segundo sua inclinação. Mas, visto
que, por causa da corrupção do seu coração, odeia profundamente a justiça de
Deus; e, por outro lado, atrai para si toda sorte de maldade, por isso
afirmamos que não tem o livre poder de eleger o bem ou o mal – que é oque
chamamos de Livre arbítrio.”
Tal
ensino está de acordo com as confissões reformadas, como a Escocesa, a
confissão dos países baixos, Catecismo de Heidelberg e nas confissões Helvética
e de Westminster. De todas, minha preferida é a descrição da última das citadas
que diz assim:“ Por esse pecado
(original) eles decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus, e
assim se tornaram mortos em pecado inteiramente corrompidos em todas as suas
faculdades e partes do corpo e da alma. O homem caído em seu estado de pecado
perdeu totalmente o poder de vontade quando a qualquer bem espiritual que
acompanhe a salvação, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso ao
bem e morto no pecado, é incapaz de, pelo seu próprio poder, converter-se ou
mesmo preparar-se para isso”.
Mesmo
diante de Calvino e das confissões de Fé, e até de outros grandes teólogos que
poderiam ser citados com Edwards e Spurgeon não podemos aceitar tal doutrina
por estar em confissões famosas e bem elaboradas, mas devemos analisar se a
depravação total é uma doutrina bíblica ou não e é isso que pretendemos fazer
neste artigo onde veremos a situação do homem sem nenhuma graça de deus
exercida sobre ele.
1)
Toda
a humanidade está em pecado, pois todos nós somos herdeiros pecado de Adão que
era a cabeça e representante da humanidade.
Quando
Deus testou Adão no Éden ele estava testando toda humanidade, pois Adão era o
representante da humanidade, então a sua escolha era correspondente a de todos
nós. Primeiro vamos ver as evidências Bíblicas de que toda humanidade está em
pecado:
Aquele
que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire apedra;Rm 8:12
porque todos pecaram; Rm 3:10 Não há um justo se quer e etc...
O
pecado do homem vem desde o seu nascimento como diz Davi no salmo 51:5 após ter
se relacionado com Bate Seba e ser repreendido pelo profeta Natã: Eu nasci na
iniquidade em pecado me concebeu minha mãe. De onde vem isso tudo? Por que
somos assim e nascemos assim? Qual é a origem disso? Paulo responde em Romanos
5:12 por um só homem entrou o pecado no mundo; 15 pela ofensa de um só morreram
muitos; 18 por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação. 19 Pela desobediência de um só muitos se tornaram pecadores... Adão
é a origem de todo o pecado, o ato dele era o nosso, a escolha dele foi a
nossa, o fato de sermos todos pecadores e a causa disso ter sido Adão é
inquestionável.
2)
Os
efeitos do pecado sobre o homem são piores do que pensamos.
Será
que somos bonzinhos? Que somos pessoas maravilhosas e admiráveis diante de
Deus? Temos vistos tantas músicas no meio evangélico hoje que o nosso ego se
eleva as alturas. Mas qual será a visão bíblica do homem? Veremos isto agora!
Mortos:
Efésios 2 diz que antes de Deus nos dar vida nós éramos mortos em nossos
delitos e pecados. Paulo usa para ilustrar a nossa condição natural devido ao
pecado um morto, não um doente, não um meio morto e nem um coma, mas por que
será? Paulo quis ilustrar que o efeito do pecado no homem é total para matar o
homem com relação a Deus. O cérebro não funciona tornando incapaz de entender a
verdade do evangelho e aceita-la, o coração não bate impedindo o homem natural
de qualquer afeto por Deus, o sistema nervoso desligado impedindo qualquer
reação ao evangelho. Um morto não reage a mais suave música nem ao estrondo de
um trovão e nem se quer a uma paulada! Essa é a condição do homem sem a graça
vivificadora do homem. No verso dois Paulo afirma que os Efésios ante de terem
vida andavam de acordo com o curso do mundo, segundo Satanás. O homem natural
anda de acordo com o mundo, ama e pratica o pecado, e por mais religioso que
pareça por fora, o engano e hipocrisia reina em sua vida. No vrs 3 Paulo afirma
que o homem morto anda segundo ás inclinações da carne. Como pode a carne se
inclinar pra Deus? Querer Deus? Amar a Deus?
E por tudo isso o homem é filho da ira de Deus(vrs 3).
Satanás
tem cegado e impedido os homens de enxergarem a Deus (2Co 4:4), O homem não
pode aceitar as coisas do Espírito de Deus (1 Co 2:14), nem ouvir a Deus ( Jo
8:43). Jesus em João 6:44 afirma que ninguém pode ir até ele! Será que porque
ele não deixa? Ou é porque o homem não tem capacidade para isso? Paulo responde
remRm 3:11 dizendo “ não há quem busque a Deus, não há quem entenda!, 12 todos
se extraviaram, 18 Não há temor a Deus diante dos homens”.
Escravos
do Diabo: 2Tm 2:26 diz “ tendo, sido feitos cativos por ele para cumprirem a
sua vontade: O homem sem a libertação de Deus está preso pelo diabo para fazer
a vontade dele, essa é a condição do homem natural, um escravo que faz a
vontade do Diabo. Como um escravo do Diabo vai escolher Deus se ele faz a
vontade do Diabo?
Mau
em seus desígnios íntimos do homem desde a sua mocidade: Essa é a forma que
Deus descreve o homem em Gn8:21. Os desejos e propósitos do homem são ruins, a
Escritura é nítida nisso, e não deve ser negada essa realidade. Mas o movimento
humanista cristão continua insistindo que o homem pode escolher a Deus, pois
sua natureza não se inclina para tal fim! Essas palavras não são de Calvino,
nem de confissão nenhuma, mas do Próprio Deus!Rm8:7,8 afirma que o pendor da
carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita a lei de Deus e NEM PODE
ESTAR, portanto os que estão na carne NÃO PODEM AGRADAR A DEUS! Quero deixar
uma pergunta retórica do próprio Cristo: Colhem-se, por ventura uva dos
espinheiros? Paulo em Rm7:18 diz “Eu sei que em mim, isto é, na minha carne,
não habita bem nenhum”. A depravação total não é uma invenção de Calvino, mas
uma doutrina Bíblica!
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