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quinta-feira, 14 de abril de 2016

Série Os Cinco Pontos do Calvinismo - A História



Vou postar breves estudos sobre cada ponto do calvinismo separado e mais detalhado do que meu artigo “ O que é calvinismo?” onde apresento de forma resumida o significado dos pontos, neste artigo falarei sobre a história do calvinismo.
Diferente do pensamento popular, a História não começa com Calvino, mas começa com a Bíblia, depois com Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero e Calvino, nosso foco principal será saber como foram organizados assim esse resumo em cinco pontos, vejamos:
Na maioria dos países baixos no Séc 17, tanto no sul (atual Bélgica) como no norte (atual Holanda) a maioria dos cristãos seguiam os ensinamentos de Calvino, a ponto de em 1580 a Igreja reformada (que era o nome) se tornou a religião reconhecida pelas autoridades civis na Holanda. A origem dos cinco pontos começa neste contexto com Jacob Armínio teólogo holandês e pastor da Igreja Reformada em Amsterdã nomeado, em 1603, professor de teologia na Universidade de Leiden, a mais antiga e mais famosa universidade da Holanda.
Em 1604 apresentou uma tese sobre predestinação e eleição divina que dizia que.o decreto eterno de Deus significa que ele aceita em sua graça aqueles que se arrependem e creem. Assim a salvação depende da presciência de Deus. Armínio pensava que sua tese estava em coerência com a confissão belga (usada na época pela igreja reformada), mas um homem chamado Francisco Gomaro discordava que era coerente, e também do entendimento de Armínio da predestinação, então no mesmo ano ele apresentou uma tese afirmando o contrário. A controvérsia saiu da universidade e se tornou nacional, com os dois professores conseguindo adeptos em todo país, pastores, governantes e pessoas comuns.. A controvérsia era confessional, porque Gomaro e outros acusavam Armínio de contradizer a Confissão Belga e o Catecismo de Heidelberg, o catecismo oficial da Igreja Reformada da Holanda. Os estados gerais autorizaram permissão para um sínodo nacional em 1606, mas os arminianos pediram uma revisão das confissões complicando a situação, enquanto Gomaro exigia que tudo fosse resolvido com base no Catecismo de Heidelberg e na confissão de fé Belga. Em 1609 com a morte de Armínio os seus discípulos publicaram um documento chamado de “Remonstrância”, com esse documento os arminianos tentaram ganhar as autoridades da província mais poderosa,a Holanda, logo respondida pela contra remonstrância publicada pelos gomaristas. Os gomaristas chegaram até a serem perseguidos pelos arminianos.Deus usou o príncipe Maurício de Orange, Conde de Nassau, segundo filho de Guilherme de Orange, para salvar a situação. (Ele era primo em segundo grau do outro Maurício de Nassau, que foi governador do Brasil Holandês.) O príncipe viu claramente o perigo de a República perder sua unidade. Usando sua influência como governador-geral da República, ele começou a quebrar o poder das autoridades arminianas.
Porém o passo decisivo foi dado em 1617, quando Maurício e toda a sua corte passaram a frequentar o culto numa igreja gomarista.
Em resumo, Maurício desarmou as tropas dos magistrados arminianos e depôs as autoridades arminianas.
Em outubro de 1617 os Estados Gerais, a mais alta autoridade do país, decidiram convocar um sínodo nacional. Os sínodos provinciais e as Igrejas de língua francesa elegeram seus delegados, num total de 39 pastores e 19 presbíteros o sínodo aconteceu de 13/11 1618 a 1619 na cidade de Dort, a mais antiga da Holanda.

Que esse artigo possa ter lhe ajudado, Graça e paz!

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