Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O que é Calvinismo (resumido e simplificado)?



Resultado de imagem para calvinismo
Este nome que assusta muita gente “Calvinismo” e gera muita resistência entre as pessoas, tanto cristãs como não cristãs por aparentar ter uma visão maligna caráter maligno de Deus e ter sido inventada pelo reformador Francês do Séc XVII João Calvino. Até eu mesmo confesso que já pensei muito isso e até achava medonha a figura de Calvino em alguns quadros, só que não mais que sua teologia que supostamente como pensam muitos foi inventada por ele.  O objetivo deste artigo não é defender Calvino, mas sim mostrar do que se trata o Calvinismo, em meio de tantas coisas que se falam sobre, me lembro de um professor de história de quando eu estava no ensino fundamental falava: Calvino ensinava que Deus predestinava (ativamente no caso) as pessoas para o inferno e que por isso Deus era um tirano malvado. Vou como um Calvinista resumir neste artigo oque realmente é o Calvinismo e tirar algumas dúvidas.
Calvinismo é uma cosmovisão (forma de enxergar o mundo e entender a vida) Cristã que é resumida em cincopontos apelidados pelo acróstico TULIP,(suas iniciais em inglês) que em português são: 1- Depravação Total do Homem 2- Eleição Incondicional 3- Expiação Limitada 4 – Graça Irresistível 5 – Preservação dos Santos. Antes de entendermos oque significa cada ponto precisamos saber algo muito importante: Calvino não foi o criador dessas doutrinas, elas só receberam esse nome por terem sido popularizadas por ele, Calvino não foi o primeiro e muito menos foi quem mais escreveu sobre o assunto. Homens como Agostinho de Hipona, Tomás Aquino e até Lutero (apesar de serem divergentes em algumas coisas)defendiam uma doutrina de Depravação total do homem e de predestinação como Calvino, inclusive Lutero escreveu um livro que ele mesmo considerou sua mais importante obra refutando o Livre Arbítrio chamada A escravidão da vontade.

Entendendo os Cinco pontos:

1-      Depravação Total: Este ponto é referente à natureza caída do homem que depois da queda de Adão o pecado o impede de buscar, querer ou até mesmo de entender Deus verdadeiramente em seu estado natural e decaído sendo, impossível escolher Deus por atitude própria, entendendo o homem como um transgressor da lei de Deus rebelde debaixo de condenação.
2-      Eleição Incondicional: Deus escolhe os homens para salvação sem considerar nenhum pré-requisito neles por eles não terem nenhum, estarem debaixo do pecado e corrompidos, mas simplesmente por um ato de Graça.
3-      Expiação Limitada: O Sacrifício de Cristo substitutivo na Cruz para pagar a pena dos pecadores condenados ao inferno e salvá-lo é para efetivar (garantir a salvação), e não apenas para possibilitar. Em segundo lugar não foi por todos os indivíduos da história que existiu, existe e irá existir na terra, mas somente pelos qual Deus elegeu.
4-      Graça Irresistível: A salvação operada por Deus na vida do homem não pode ser rejeitada ou resistida pelos seus eleitos.
5-      Preservação dos Santos: Deus garante que seus eleitos terminem sua caminhada cristã firmes na graça Deus.Ou seja, o eleito não pode cair do estado de graça.

Calvinismo e a predestinação: Lendo os cinco pontos e seus significados, logo se entende que Deus predestina o homem para a salvação.

Mas e o não salvo? Ele foi predestinado para o inferno? A resposta é não, tanto que não lemos isso em nenhum ponto. O que se acontece com os condenados é que Deus os deixa no seu estado de pecado não tendo obrigação de fazer algo por eles, sendo eles culpados, traidores e rebeldes. Esse ato de ignorar ou deixar pra lá é chamado de preterição.

Calvinista não deve pregar o evangelho já que está tudo predestinado?
Deve sim, pois se entende que a pregação é o meio para alcançar os eleitos.
Então não se deve pregar a toda Criatura como ordenou Jesus, mas somente aos eleitos? Devemos pregar a toda criatura sim, pois não sabemos quem é eleito e quem não é.
Deus vos abençoe e que eu possa ter esclarecido o que é o Calvinismo e até oque não é.
Obs... Apesar de ser Calvinista não escrevi este artigo para defender, mas apenas para mostrar oque realmente é e desfazer alguns mitos sobre o tema.
Graça e paz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo