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sábado, 16 de abril de 2016

Expiação Limitada

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Expiação Limitada
“Expiação limitada” nome que causa arrepio em muitos cristãos, e até terror, pois para alguns ler ou ouvir acerca desta doutrina é uma tortura longa e dolorosa. Naturalmente por “ter esse caráter” muitos opositores ela têm, os arminianos a chamam de calcanhar de Aquiles do calvinismo por que segundo tais, Deus obviamente morreu por todos como afirmam a Escritura. Mas será que o ponto fraco do calvinismo é tão fraco assim como afirmam seus opositores? É isso que vou tentar responder hoje com o mínimo de parágrafos possível. Vou começar com uma citação da confissão de Fé de Westminster: “Aprouve a Deus, em seu eterno, escolher e ordenar o Senhor Jesus, seu filho Unigênito, para ser mediador entre Deus e o homem, o Profeta, Sacerdote e Rei, o Cabeça e Salvador de sua igreja... e deu-
Lhe desde toda a eternidade um povo para ser sua semente, e no tempo devido, ser por Ele remido, chamado, justificado, santificado e glorificado... O Senhor Jesus, pela sua perfeita obediência e pelo sacrifício de si mesmo... Satisfez plenamente a justiça do Pai, e, para todos aqueles que o Pai Lhe deu, adquiriu não só a reconciliação, como também uma herança perdurável nos reinos dos céus... Cristo, com toda certeza e eficazmente, aplica e comunica a salvação a todos aqueles para os quais Ele adquiriu”. 
O envio de Cristo ao munto foi para satisfazer a justiça do Pai, para todos aqueles que o Pai lhe deu, ou seja, a expiação é definida e limitada a estes.
Antes de abordarmos o assunto totalmente reconheço que nem todos tem uma boa noção do que é expiação, portanto farei uma breve apresentação: Expiação se refere diretamente á obra de Cristo na cruz. Nós somos criminosos por transgredir a lei de 
Deus no Éden e passivos de condenação (Rm 6:23) e Cristo sofreu esta pena por nós apaziguando a ira de Deus que está sobre o homem por ser pecador (Rm 1:18; Ef 2:3). George Ladd explica a expiação através de algumas palavras:
 Sacrificial: Pulo vê a morte de Cristo como uma morte sacrificial, em vária refências ele associa a morte de Cristo ao ritual e ao conceito de Sacrifício do A.T.
Vicária: Cristo não morreu meramente como um evento na hisória, e tampouco por causa própria. Ele morreu por nós.
Substitutiva: A morte de Cristo foi no lugar dos transguessores.
Propiciatória: A morte de Cristo não está só relacionada ao pecado e ao homem mas também a Deus. Essa palavra significa acalmar uma pessoa que foi ofendida, a morte de Cristo acalmou a ira de Deus que foi ofendido pelo pecado do homem satisfazendo-a com sua morte.Essa palavra significa acalmar uma pessoa que foi ofendida, a morte de Cristo acalmou a ira de Deus que foi ofendido pelo pecado do homem satisfazendo-a com sua morte.
Redentora: Cristo nos comprou na Cruz do calvário, onde deixamos de ser escravos do diabo e do pecado para pertencer a Cristo.
Triunfante: Outra causa da Expiação foi o triunfo de cristo sobre a morte, sobre o diabo e etc...
Agora que temos uma noção básica do que é a doutrina vamos ver os pontos que se são discordados do calvinismo:
1) Cristo na Cruz garantiu a Salvação ao invés de possibilitar.
Geralmente ouvimos isso em pregações “ que Cristo tornou possível a salvação”, a terminologia que encontramos na Escritura é completamente diferente da dos pregadores arminianos, vejamos:
1. Lucas 19: 10. "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido." - Portanto, está claro que Deus pretendia realmente salvar os
pecadores perdidos mediante a morte de Cristo.
2. Mateus 1 :21. " ... e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo
dos seus pecados." - Portanto, tudo que fosse realmente necessário para salvar
os pecadores deveria ser feito por Jesus Cristo.
3. I Timóteo 1: 15. " ... que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores."
- Isso não nos permite supor que Cristo veio simplesmente para possibilitar a
salvação dos pecadores; pelo contrário, insiste no fato de que Ele veio
realmente para salvá-las.
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4. Hebreus 2:14-15. " ... para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da
morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que ... estavam ... sujeitos à servidão."
- O que poderia ser mais claro que isto? Cristo veio realmente para salvar os
pecadores.
5. Efésios 5:25-27. ". " como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se
entregou por ela, para a santificar ... para a apresentar a si mesmo igreja
gloriosa ... " - Penso que não é possível dizê-lo mais claramente do que o
Espírito Santo o fez nesta passagem; Cristo morreu para purificar, santificar e
glorificar a Igreja.
6. João 17:19. " ... me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam
santificados na verdade." - Será que aí não estamos ouvindo o próprio Salvador
declarar o propósito de Sua morte? Ele morreu a fim de que alguns (não o
mundo todo, visto que Ele não orou por isso - versículo 9) fossem realmente
santificados (ou feitos santos).
7. Gálatas 1:4. "O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar ...”
- Afirma aqui, outra vez, o propósito da morte de Cristo como sendo realmente
para nos libertar.
8. II Coríntios 5:21. "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para
que nele fôssemos feitos justiça de Deus." - Portanto, entendemos que Cristo
veio para que os pecadores pudessem tornar-se justos (John Owen).

2) A morte Vicária de Cristo foi apenas por seus eleitos.
Existem vários textos que especificam por quem Cristo morreu:
Cristo morreu.
 Estes são geralmente descritos como "muitos", por exemplo: Isaías 53: 11;
Marcos 10:45; Hebreus 2:10. Mas estes "muitos" são descritos em outros lugares como:
1- As ovelhas de Cristo Jo. 10:15
2- 2-  Os filhos de Deus Jo. 11:52
 3-  Os filhos que Deus Lhe deus Jo. 17:11; Heb. 2:13
 4- Seus escolhidos Rom. 8:33
 5- O povo que Ele antes conheceu Rom. 11:2
 6- Sua igreja At. 20:28
 7- Aqueles cujos pecados Ele levou Heb. 9:28
Inferência lógica: Os decretos de Deus não mudam, são eternos soberanos e eficazes. Se Deus resolveu alguma coisa quem o pode dissuadir? Tudo que ele deseja isso fará (Jó 23:13).  O meu conselho permanecerá de pé, farei a minha vontade ( Is 46:10). Com base nisso como afirmar que Deus queria salvar todos se nem todos serão salvos? Teremos que apagar textos como esses da Bíblia? Ou assumir que Deus nunca quis salvar a todos? Pensemos...
3) E o que fazer quando Cristo aplica os termos “ Todos” e “Mundo”?
a) A palavra mundo  quando se refere por metonímia aos habitantes. Segundo Ladd  um estudo desses versículos mostra que a palavra grega “Kosmos” não se refere a todos os seres humanos, mas sim a humanidade de uma forma geral. 
- Deus ama o mundo Jo 3:16.
- Enviou seu filho para salva-lo Jo 3:17.
-Jesus é o salvador do mundo 4:42.
. Jesus tira o pecado do mundo Jo 1:29.
A palavra mundo não pode significar todos os indivíduos do mundo, pois  todos estão tem pecado (Jo 1:29)? Todos estão salvos (4:42)?
Ai do mundo por causa dos escândalos Mt  18:7. Imagina se esse texto se referisse a todos os indivíduos! Confira também: 
Lc 2,1; Jo 1.10; At 11.28;
19.27; 24.5; Rm 1.8; Cl 1.6.

A palavra todos quando usada referente à salvação quer dizer que Cristo não morreu apenas por Judeus, mas por todos Judeus e Gentios, e não deve significar todos os indivíduos existentes Owen analisa: Há algumas considerações gerais sobre a palavra "todos" que devem ser feitas em
primeiro lugar. Ela tem dois significados em seu uso normal. Pode tanto significar "a
totalidade de" como "os de toda a espécie". Posso afirmar que talvez uma em cada dez
vezes, ela significa "a totalidade de" nas Escrituras! O uso mais comum da palavra é com o
sentido de "os de toda a espécie". Por exemplo:
Lucas 11 :42. As palavras verdadeiras aqui são "toda a hortaliça". Mas os tradutores
as têm traduzido "todas as espécies de hortaliças", o que acreditamos estar correto.
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João 12:32. Obviamente, não é toda a raça humana que será atraída para Cristo.
"Todos", nesta passagem, só pode significar homens de toda a espécie.
Atos 2:17. E claro, por experiência, que o Espírito Santo não é derramado sobre toda a raça humana. "Toda a carne" só pode significar, aqui, pessoas de toda a espécie - não apenas judeus.
Atos 10: 12. Aqui, novamente, as palavras usadas são: "todos os animais", mas os tradutores têm corretamente traduzido "toda a espécie de animais".
Destes exemplos (e poderíamos usar muitos outros) podemos tirar três conclusões:
. A palavra "todos" frequentemente significa" alguns de toda espécie".
A palavra "todos" pode significar "todos de uma determinada espécie". Em
Romanos 5: 18, "todos os homens" obviamente significa "todos os' homens
justificados" ou "todos os crentes".
 Quando o Velho Testamento profetiza que "todas as nações" se converterão, o
Novo Testamento mostra que isso significa todos os eleitos de Deus de todas as nações.

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